top of page

Monday, April 24, 2034

"Christos Anésti" (Cristo ressuscitou).

Na noite de Sábado Santo, os fiéis reuniram-se na igreja para celebrar a Páscoa, com o culminar a acontecer às 22 horas em ponto, coincidindo com a meia-noite em Atenas, marcando a chegada do Dia da Ressurreição, momento em que o padre e os fiéis

Na Igreja de Nossa Senhora da Vitória, na Baixa de Lisboa, os fiéis reuniram-se para a cerimónia da Ressurreição segundo o rito ortodoxo grego. A numerosa comunidade grega da Argentina também celebrou a Páscoa, data mais importante do calendário religioso ortodoxo.
Não é só na Grécia e em Chipre que se celebra a Páscoa ortodoxa segundo o rito grego. Em todo o mundo, os ortodoxos acorrem às igrejas no Sábado Santo perto da meia-noite para celebrar a Ressurreição de Cristo.

Quer existam igrejas ortodoxas ou não, independentemente de as comunidades gregas serem mais ou menos numerosas, há celebrações da Ressurreição segundo o rito ortodoxo grego um pouco por todo o mundo.

Páscoa ortodoxa grega em Lisboa

É o que acontece em Lisboa, onde a Páscoa Ortodoxa Grega é festejada na Igreja de Nossa Senhora da Vitória, na Baixa lisboeta. Embora a capital portuguesa não tenha uma igreja ortodoxa grega, esta igreja católica é cedida à comunidade para a celebração da Páscoa e outras missas ao longo do ano.


A celebração é organizada pelo Patriarcado Ecumênico de Espanha e Portugal, que agrupa os ortodoxos gregos dos dois países. Acolhe membros da comunidade grega local, estudantes e pessoas de visita à capital portuguesa.

Na noite de Sábado Santo, os fiéis reuniram-se na igreja para celebrar a Páscoa, com o culminar a acontecer às 22 horas em ponto, coincidindo com a meia-noite em Atenas, marcando a chegada do Dia da Ressurreição, momento em que o padre e os fiéis, todos com uma vela acesa, cantam

"Christos Anésti" (Cristo ressuscitou).

Não faltou, naturalmente, a tradição grega de partir ovos pintados de vermelho.

bottom of page